quinta-feira, 19 de julho de 2012

Público masculino fortalece indústria da estética e beleza

Em alta, segmento voltado para cuidados com o bem-estar do corpo do homem ainda tem muito a conquistar


Segundo maior mercado de beleza masculina do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos conforme o ranking 2010 do Euromonitor - agência líder mundial em pesquisa estratégica em mercados consumidores, o Brasil movimenta hoje uma lucrativa indústria, envolvendo produtos e serviços voltados ao bem estar dos homens.

A cada dia, eles dedicam mais e mais cuidados em relação à aparência e à saúde - requisitos indispensáveis para atender à crescente exigência do mercado de trabalho e também das mulheres. Festejada hoje, a data do Dia do Homem, no Brasil, tem como objetivo promover a saúde masculina. A homenagem no calendário foi criada há dez anos pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev, obtendo apoio da Organização das Nações Unidas em Viena.


Representatividade
Dados divulgados pela empresa de pesquisa Nielsen em setembro do ano passado revelam que o consumo da população masculina já representa 37% das categorias de produtos como desodorantes, sabonetes, tinturas, condicionadores, xampus, cremes especiais para a pele, além de lâminas de barbear.

Diferentemente das mulheres, os homens estão menos preocupados com preços e mais atentos à qualidade. Pesquisas de mercado evidenciam que, embora no quesito produto eles possuam menos itens no seu portfólio de cuidados pessoais, esses consumidores desembolsam valores mais elevados para investir em sua apresentação pessoal.

Fatores
Para André Abreu, gerente da categoria ´Homem´ da Natura, existem dois vetores que impactam fortemente no crescimento desse mercado. A expansão da participação das mulheres no mercado de trabalho é um dos pontos que influi para que eles queiram estar bem apresentáveis. Outro fator é a independência feminina no campo afetivo, o que estimula o homem a cuidar mais da beleza para estar pronto para a conquista.

Valor agregado
Segundo ele, categorias universais de higiene e limpeza com sabonete e xampu, que atingem quase 100% da população, sempre tiveram mais focados na mulher ou, no máximo, no universo unissex. Já produtos de mais alto valor agregado como perfumes e cremes começam a ter maior variação segundo gênero e faixa etária para empresas como a Natura. "Nossos produtos para homem têm alto potencial de mercado. Linhas para fazer a barba e também para o pós barba, além de desodorantes e perfumes, foram os que mais cresceram em demanda", destaca o executivo, que garante ainda haver um grande espaço a conquistar. "Basta saber que 40% dos homens ainda usam apenas sabonete ou água para passar a lâmina de barbear", diz.

Crescimento
Apesar de considerar o mercado de beleza masculina incipiente, André Abreu afirma que em termos percentuais ele cresce além da média geral.

"Enquanto o mercado de cosméticos, considerando todas as categorias de produtos, tem uma perspectiva de crescimento em torno de 10% a 12%, o de homens gira entre 12% e 15%. Então, embora a base seja pequena ainda, ela está crescendo acima da média", compara.

Traçando um paralelo com a Natura, ele afirma que "a nossa principal marca masculina líder em receita, a Natura Homem, cresce praticamente o dobro ou quase 100% acima da marca Natura, considerando os produtos em geral. Atenta ao potencial de crescimento e às novas demandas, o executivo lembra que em 2011 a Natura Homem foi relançada com novo design de embalagem e acrescida de nova linha para o rosto.

Quebra de paradigma
"Produtos que antes só eram usados por mulheres, como hidratantes para o rosto e cremes antissinais, agora são consumidos pelos homens também".

O portfólio de produtos masculinos da empresa, de acordo com ele, penetra atualmente em todas as classes sociais, tendo grande participação na classe C.

"A faixa que mais consome possui de 25 a 35 anos e, independentemente de serem solteiros ou casados, são mais antenados e têm bastante acesso à informação. Eles não têm vergonha de usar produtos cosméticos e também não se preocupam apenas com a aparência, mas com o seu bem estar.

MERCADO CRESCENTE

37% das categorias de produtos como desodorantes, sabonetes, xampus e cremes para a pele são consumidos por eles

15% é o incremento anual médio do mercado de cosméticos voltado exclusivamente para a população masculina

ÂNGELA CAVALCANTE

REPÓRTER

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