terça-feira, 24 de julho de 2012

8 dicas espertas para comprar cosméticos no exterior


Se você vai viajar e quer trazer os melhores produtos na mala, planeje-se desde já. Reunimos dicas para agilizar seu tempo e poupar seu bolso na empreitada!


Que atire a primeira pedra quem nunca fez uma listinha para a amiga trazer de uma viagem ao exterior. Agora é sua vez de ir? Siga nossos conselhos e faça as compras renderem
1. Monte uma wish list
Antes de partir, procure em blogs e nos sites das marcas os itens que você quer. Anote o preço sugerido, o nome das coleções, do produto e até mesmo da cor. Leia também as críticas de outras usuárias. Muitas vezes, só na pesquisa você já reduz a quantidade de itens a ser comprados ou descobre outros muito mais eficazes.


2. Teste os produtos antes
Em geral, a maquiagem e os cremes nacionais têm textura mais leve, pois são produzidos para a pele oleosa das brasileiras", diz a dermatologista Luciana Rabello. Por melhor que seja a marca, nem sempre o produto é compatível com seu tipo de pele ou o mais indicado para ela. Por isso, experimentar antes de comprar é fundamental. Se puder, dê uma volta no shopping usando a base, a sombra ou o batom que pretende levar antes de decidir. "No caso dos cremes, espere um dia para garantir que o produto não vai causar reações na pele", sugere Luciana.


3. Não caia no consumismo
A variedade de produtos e lojas no exterior é incrível. "Encher o carrinho parece um sonho, mas tente ser um pouco racional. Pense em como esse gasto extra pode prejudicar seu orçamento", diz Márcia Tolotti, psicanalista e autora de As Armadilhas do Consumo (Campus). Lembre-se de que, se comprar em grande quantidade, muitos cosméticos vão acabar vencendo na sua prateleira sem sequer ter sido usados, o que é um desperdício.


4. Compre com praticidade
Se for viajar com marido e crianças, tenha em mente que talvez eles não sejam tão pacientes quanto suas amigas enquanto você experimenta e compra. Nesse caso, faça um pré-roteiro. Liste os supermercados, as lojas de departamento e farmácias que valem uma passadinha. Como oferecem vários produtos, você aproveita para fazer uma grande compra em apenas um lugar e já risca vários itens da lista.


5. Pense no transporte
As companhias aéreas restringem a quantidade de líquido que você pode levar na bolsa de mão. Portanto, é provável que suas compras tenham que ser despachadas. Procure acomodar todos os produtos com segurança em um nécessaire, evitando frascos e maquiagem quebrados, ou disponha-os entre as roupas, que, nesse caso, funcionam como amortecedores de impacto. Embale perfumes e maquiagem em plástico-bolha.


6. Aproveite as promoções
As grandes lojas de departamentos costumam oferecer muitas ofertas próximo às mudanças de estação, nos meses de março e setembro. A perspectiva de novos e aguardados produtos faz os antigos virarem pechincha. Para quem não se importa com as cores ou tendências da vez, é um bom momento para comprar itens básicos, como um lápis preto para os olhos ou um clássico batom vermelho, e incrementar sua coleção pessoal.


7. Vá atrás das coleções especiais
Muitas marcas fazem linhas temáticas cobiçadas que nunca chegam ao Brasil, como aconteceu com a maquiagem da M.A.C inspirada nas vilãs da Disney. Nos blogs e sites das próprias empresas, você descobre esses lançamentos com antecedência e pode aproveitar para procurá-los na viagem.


8.Fique atenta
As lojas de marca, em especial as mais conhecidas, ficam lotadas de turistas, o que significa muita fila e bastante tempo lá dentro. Então, evite-as ou tente ir assim que abrirem, pois a chance de estarem vazias é grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário