segunda-feira, 28 de maio de 2012

As novidades da indústria cosmética para retardar os sinais do tempo




O produto de beleza preferido de Jennifer Aniston custa apenas R$ 4. A atriz de 43 anos, dona de uma das peles mais invejadas de Hollywood, usa até hoje a mesma marca de gel de limpeza que adotou aos 13. Ela credita 50% do aspecto impecável de sua pele aos cuidados adotados cedo. Os outros 50% ficam por conta dos cosméticos que passou a usar ao longo dos anos.

A receita de Jennifer Aniston é a ideal. Cuidar da pele é questão de aprendizado, um hábito que deve ser passado de mãe para filha. A rotina da jovem menina pode começar com o uso do filtro solar e exposição moderada ao sol. Mais tarde, já adulta, é que entram os cuidados mais elaborados, com direito a apostar no que a tecnologia cosmética oferece para retardar os sinais de envelhecimento. Rugas, manchas e linhas de expressão que aparecem cedo demais podem ser um retrato do estilo de vida de uma mulher.

- A pele muito clara, a exposição solar abusiva sem proteção solar, o abuso de álcool ou fumo, não dormir bem e nem cuidar da dieta são fatores decisivos para o envelhecimento precoce da pele - alerta a dermatologista Carolina Garcia Feijó.

A maioria dos fabricantes divide seus produtos anti-idade de acordo com a faixa etária da mulher. São encontrados cosméticos até para combater os primeiros sinais de envelhecimento, a partir dos 25 anos. O ideal é que a escolha seja orientada por um dermatologista. Caso você decida se arriscar na compra sozinha, precisará entender sobre os compostos de cada produto, o que eles prometem e como agem.

- Os campeões anti-idade ainda são os ácidos, como retinoico e glicólico, que aumentam a velocidade da troca celular, garantindo renovação e hidratação da pele. Também vale investir em ingredientes como vitamina C e E, sozinhas ou associadas uma à outra, além de clareadores como a hidroquinona - enumera a dermatologista.

- Assim como na moda, a cada estação a dermatologia apresenta as suas novidades. São propostas de firmeza, clareamento ou renovação. As melhores incorporam-se aos clássicos - diz Carolina Feijó.

Rotina de beleza

A dermatologista Carolina Feijó lista a rotina ideal de cuidado com o rosto.

- Acordar, lavar o rosto, aplicar o protetor solar. Na metade do dia, se possível, repetir o mesmo ritual. No final da tarde, lavar bem o rosto, removendo o protetor e maquiagem. Antes de dormir, aplicar um creme adequado para agir durante a noite. Atenção: cremes para a região dos olhos devem ser aplicado antes do protetor solar e antes do creme noturno.

:: As novidades no mercado

- ATIVE GENES (O Boticário): o complexo Act-Pro promete estimular as células da pele a trabalharem como se fossem mais jovens. O mix de produtos vem com um creme para o dia, com filtro solar, outro para noite e um especifico para a área dos olhos.

- AOX+ Eye Gel (Skin Ceuticals): voltado para reduzir linhas e rugas finas ao redor dos olhos e atenuar bolsas e olheiras. Promete ainda maior luminosidade para a pele ao redor dos olhos.

- CONCENTRÉ TOTAL (Belcorp): o creme e a fabricante são novos por aqui. A peruana Belcorp, uma das três maiores empresas de beleza na América Latina, chega neste ano ao Brasil vendendo três linhas de produtos através de catálogos impressos. A linha L'Bel é a que concentra os cosméticos anti-idade mais sofisticados. O Concentré Total é o carro-chefe contra o envelhecimento. A tecnologia Deglicâge, desenvolvida na França em parceria com o Laboratoires Serobiologiques, ajuda a reverter os danos causados pela glicação, processo natural que degrada as fibras de colágeno.

- CHRONOS 70+ (Natura): desenvolvido para mulheres a partir dos 70 anos, quando os componentes das camadas da pele estão estruturalmente danificados. Promete firmeza, recuperação e fortalecimento da barreira cutânea, trazendo mais força e resistência à pele.

- RENEW GENICS (Avon): desenvolvido em parceria com pesquisadores e acadêmicos da Universidade de Calábria, na Itália, traz a tecnologia YouthGen, que auxilia na estimulação e produção de proteínas responsáveis por manter a pele jovem. Os produtos foram testados em 2,5 mil consumidoras e 85% afirmaram sentir a pele com aparência mais firme.

- REDERMIC R (La Roche-Posay): feito com retinol, considerado uma das melhores moléculas para o tratamento do envelhecimento cutâneo, faz leve esfoliação e promete reduzir rugas acentuadas e a uniformizar o relevo e a tonalidade da pele.

Fonte:  http://www.jornalfloripa.com.br/geral/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=3587

Nenhum comentário:

Postar um comentário